4 Dicas para fazer uma lista de convidados seletiva

Elaborar uma lista de convidados para o casamento é um dos momentos que mais geram dúvidas nos noivos. Ao mesmo tempo em que desejam ter por perto todos os amigos e familiares para celebrarem a etapa mais importante da vida do casal, os nubentes, por vezes, se veem às voltas com um orçamento enxuto para organizar o enlace matrimonial. Em tempos de crise econômica, a necessidade de criar uma lista de convidados seletiva faz com que muitas pessoas queridas fiquem, literalmente, de fora da festa. Para contornar tais dificuldades, selecionamos algumas dicas que vão ajudar o casal a planejar uma lista de convidados reduzida, mas que caiba no bolso!

Lista de convidados seletiva 01

Dica #1 – Pense sempre no orçamento!

Pode parecer uma dica um tanto quanto óbvia, mas é justamente por não planejar bem esse item que muitos casais se perdem na ideia de organizar o casamento e extrapolam os gastos por se empolgarem tanto com essa nova jornada. Colocar todos os gastos no papel é essencial, especial em relação à lista de convidados, já que, quanto maior a lista, maior o valor do buffet de casamento, normalmente cobrado por pessoa, maiores os gastos com convites, lembrancinhas de casamento, entre outros fatores. Por isso, planejamento e pé no chão são decisivos para manter os pés no chão.

Dica #2 – Parentes do noivo X Parentes da noiva

É natural que durante a confecção da lista de convidados haja uma certa “disputa” entre os noivos para saber quem poderá convidar mais parentes e amigos.  Ao definir um número máximo de pessoas a serem convidadas, tentem sempre equilibrar a lista com uma parcela de conhecidos de ambos os lados, o do noivo e o da noiva. Assim, todos ficam satisfeitos ao poderem ter seus entes mais queridos prestigiando o Grande Dia dos noivos.

Dica #3 – Convite por ordem de prioridade

Sempre tem “aquele colega do trabalho” que não pode faltar, “aquela tia” que não pode ser esquecida, a “amiga de infância” que ficará triste se não for convidada. Para evitar ampliar a sua lista para um círculo tão grande de pessoas, o jeito é mesmo ouvir mais a razão do que o coração. A praticidade é um ponto-chave nesse momento e é ela que vai ajudar a definir quem realmente poderá celebrar o enlace matrimonial ao lado do casal. A partir disso, adote uma ordem de prioridade, começando por familiares mais próximos, amigos mais íntimos, para só então pensar em colegas de trabalho e agregados, formando sua lista de convidados seletiva.

Lista de convidados seletiva 2

Dica #4 – Use um planejador de casamento

Nada como contar com a tecnologia para organizar toda a jornada do seu casamento! Sabia que alguns Sites dos Noivos oferecem planilhas onde você pode planejar sua lista de convidados, entre outros itens do casamento? A Organize Casamento, por exemplo, é uma plataforma funcional que auxilia os noivos a preparar toda a jornada do casamento, desde a montagem da lista de convidados até o gerenciamento dos custos do casamento. Tudo isso é feito dentro do Site dos Noivos, que tem um layout personalizado para que os nubentes possam divulgar sua união com parentes e amigos de um jeito muito especial. Quer conhecer mais? Então acesse www.organizecasamento.com.br e conheça o plano gratuito por 12 meses!

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!