Como deixar seus cabelos saudáveis para o casamento
Casar é um momento emocionante, mas também há muita pressão para que todos os detalhes estejam impecáveis até o Grande Dia. Toda noiva quer ter o vestido perfeito, a maquiagem mais sofisticada e os cabelos deslumbrantes. Aliás, quando o assunto são as madeixas, a maior preocupação das noivas é ter cabelos saudáveis para o casamento, hidratados e no tamanho ideal para fazer um penteado diferente e super trabalhado. Todos esses objetivos são possíveis de serem conquistados com a algumas dicas valiosas, que incluem a produção de um cronograma capilar para as noivas bem caprichado.
Assim como todos os outros detalhes do casamento, cuidar dos cabelos também exige um certo cuidado e muito planejamento. O recomendado é que as nubentes façam um cronograma de beleza capilar com pelos menos um ano de antecedência do casamento para que, dessa forma, possam testar cores, criar diversos modelos de penteados e o principal, deixar os fios mais bonitos com os devidos tratamento capilares. E vale lembrar que um ano é tempo suficiente também para a nubente deixar os fios crescerem e, assim, terem mais opções de penteados para a cerimônia de casamento.
Veja abaixo o nosso cronograma capilar para as noivas:
1 ano antes do casamento – Comece com o cabelo saudável
O mais importante de tudo é que as noivas tenham fios saudáveis, brilhantes, inclusive para que possam arriscar algum tipo de química capilar. Portanto, se os seus cabelos não está assim tão perfeitos, e você percebe que os fios estão caindo mais do que o normal, o primeiro passo é buscar ajuda de um especialista. Um dermatologista pode identificar as principais causas da queda, que normalmente estão relacionadas ao estresse e falta de vitaminas. O recomendado nesse caso é fazer uso de complexos vitamínicos que contenham biotina ou vitamina B, que ajuda no crescimento do cabelo que precisa ser nutrido de dentro para fora. Outra dica é colocar um pouco de óleo de rícino no shampoo, pois o óleo contém vitamina E e promove a limpeza do couro cabeludo, fortalecendo o bulbo capilar.
8-10 meses antes de casar – Pesquise os melhores hairstylists
Dizem que o cabeleireiro é o melhor amigo da mulher. E se não é, deveria ser, porque para confiar os cabelos de uma noiva a alguém, só se for um profissional experiente e que entenda o estilo da nubente. Se você não tem um “hairstylist de estimação”, então apresse-se e comece a procurar o cabeleireiro que vai cuidar de suas madeixas até o dia do casamento. Para que o profissional possa fazer um bom trabalho, ele precisa de tempo para conhecer bem a cliente, seu gostos, seu histórico capilar e todas as mudanças já feitas pela cliente em seus cabelos. Isso pode facilitar muito o planejamento de um bom programa de cuidados capilares feito pelo hairstylist.
4-6 meses antes do casamento – Coloração e alisamentos
Chegou o momento de poder apostar em mudanças, novas colorações e até alguns tratamentos mais arriscados, mas que poderão ser revertidos caso algo dê errado. O melhor é que as noivas optem apenas por tratamentos que não causem grande alteração na sua aparência, por exemplo: as morenas descolorirem intensamente os cabelos. Primeiro porque a descoloração enfraquece os fios; segundo, porque a mudança drástica pode causar surpresa nos convidados.
3 meses antes do casamento – Avaliação capilar
É sempre recomendado que as noivas mostrem aos seus cabeleireiros fotos que ilustrem o tipo de penteado que elas imaginam para o Grande Dia. De preferência, busque imagens em diferentes ângulos; leve fotos de seu vestido e da decoração para que o estilista capilar possa construir um conceito interessante e que combine com você.
Dica: Para fazer seu cronograma de um jeito fácil e prático, tenha ajuda de organizadores de casamento, como o Organize Casamento. No organizador, você poderá montar um checklist de suas tarefas capilares. Assim, você garante que todos os passos não serão esquecidos. Seus cabelos agradecem!